sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Amizade mesmo

O tempo passa e eu me pergunto: o que é mesmo a amizade?
Amizade é estar junto sem compromisso, é aceitar com a calma e compreensão. Como diz o Milton Nascimento “amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito”, ou seja, amigo mora e sempre morará no coração de cada um que o ama.
Não importa em quais situações, ele sempre estará lá, para te apoiar, para falar mal, para te dar aquela bronca que você sabe que merece, para te dar aquele incentivo que você tanto tava precisando e não sabia.
Gabriel Pensador disse: “meu amigo não é Cristo, mas foi ele que me trouxe paz”, ou seja, amigo de verdade mesmo é aquele que tem toda a paciência do mundo para com os seus erros e ouve os seus lamentos com o maior prazer que você já viu. Porque ser amigo é isso, é simplesmente lindo.
O mundo, a sociedade, as pessoas, atualmente, não sabem mais com tanta clareza a doçura do significado da amizade. E confundem-na, usando-a para agir de má fé.
Amizade mesmo não se acaba por qualquer coisa. Passarão sim, por maus momentos e haverá situações em que se terá duvidas de até aonde esse sentimento vai. Aí surgirá a pergunta: “Isso é amizade mesmo?”.
Saiba que, quando esse sentimento é demonstrado em sua forma mais pura, ele vem com toda desenvoltura como se fosse uma dança de salão. Acontece num momento mágico e as pessoas envolvidas por esse laço fraternal tornam-se cada vez mais cúmplices um do outro.
Agora, quando vir uma pessoa que julga ser seu amigo, pergunte-se: Amizade mesmo? E depois da resposta obtida por seu coração, vá ao encontro de tal e aproveite o máximo de tempo que puder com essa pessoa que, com um simples gesto, poderá acomodá-lo e acalmá-lo em momentos de aflição; e compartilhar risos com você em tempos de festividades.

Dedico este texto especialmente para Bárbara Marinho.

Um comentário: