sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O ímã do sorriso

Estive conversando com algumas pessoas bastante sorridentes e alegres quando me alertei para algo: eu nunca tinha parado para pensar na importância que um simples sorriso traz para as outras pessoas.
Sabia, sim, que é muito importante, que movimenta não sei quantos músculos faciais, que ajuda a dormir bem, que aumenta a longevidade... Mas, poxa, a essência do sorriso é linda.
Retratado em músicas, como em "Muitos choram", do Rosa de Saron: "Hoje muitos choram, mas não desistem de viver. Hoje muitos choram sorrindo".
Repare que quando alguém está tirando uma foto de outra pessoa e essa pessoa sorri, o sorriso do fotógrafo é inevitável. O sorriso, por si só, tem o poder de atrair outro sorriso.
William Shakespeare defendeu essa arte brilhante quando disse que "é mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada". Há quem diga também que um sorriso volta quando é oferecido.
Experimente, num dia qualquer, sorrir para um desconhecido. Em quase 100% dos casos haverá uma resposta positiva. Essa atitude tão simples, além de se refletir em você, aumenta sua estima, melhora o dia da pessoa alvo do seu sorriso e não custa nada. De encontro ao dito popular, é um bem que vem para o bem.
Um sorriso gera bem-estar, ameniza dores, recepciona visitas, mostra seu estado de espírito (ou esconde) e o melhor de tudo: gera mais sorrisos.
E, como eu já mencionei em outro texto, um riso compartilhado é o que há de melhor, é o melhor remédio.

Um comentário:

  1. Amei o texto Enzo, vc conseguiu colocar em palavras o que eu sempre faço, que é essa missão de fazer sorrir. Acho que agora podem entender esse sorriso sempre aqui em meu rosto.
    Citou Rosa de Saron mugudjú, regassou!
    Mas Parabéns mesmo meu brother, o texto assim como os outros estão espetaculares e este é um dom seu, pratique-o bastante, que o melhor está por vir.
    Abração, fique com Deus e sorria sempre! Te amo.

    ResponderExcluir